Paintball

PAINTBALL


     Paintball é um jogo que começou como uma brincadeira praticada por madeireiros do Canadá e Estados Unidos. Estes trabalhadores utilizavam marcadores para atirar bolinhas de tinta nas árvores a serem derrubadas e, no final do expediente, aproveitavam para fazer um tipo de jogo muito popular nos Estados Unidos, chamado "Capture the Flag" (Capture a Bandeira).

     Alguns dos praticantes desta "brincadeira" resolveram levar a coisa mais a sério, dentre eles estava Bob Gurnsey, considerado o Pai do Paintball. Isto foi há 30 anos e de lá para cá o Paintball sofreu várias mudanças. Os equipamentos se os equipamentos se tornaram cada vez mais sofisticados, com uso de miras laser, marcadores eletrônicos capazes de dar rajadas de 30 bolas por segundo, granadas, bazucas e até tanques.

     Podemos dizer que o Paintball é um esporte que consiste assim como no Airsoft em um jogo onde duas ou mais equipes competem entre si, para o cumprimento de um determinado objetivo, usando carregadores de bolas que soltam tinta ao atingir o adversário. O objetivo é muitas vezes o de apanhar a bandeira do outro grupo, na forma mais popular do jogo, e quanto mais adversários forem eliminados mais fácil fica de completar o objetivo, porém o Paintball jogado no estilo MilSim Real Action, coloca os participantes das equipes em um cenário lúdico de estarem simulando guerras,batalhas e missões de características militares ou policiais. Obedecendo algumas regras pré determinadas pela organização do evento ou em comum acordo entre os capitães das equipes participantes.

     Existem hoje no Brasil, vários campos para a pratica desportiva do Paintball, em alguns campos existem pacote, onde estão incluídos máscara de proteção, marcador, cilindro de gás, roupa, munições e o aluguel do campo.





     Não é preciso estar em forma para jogar. Contudo, é recomendável fazer um aquecimento antes de jogar, pois o jogo pode ser cansativo, principalmente os Jogados em Real Action, existem muitas equipes profissionais que procuram especializar e treinar seus jogadores como verdadeiros soldados, seja nas táticas e estratégias, seja fisicamente.

     A duração dos Jogos de Paintball Real Action, assim como também no Airsoft podem durar de algumas horas a dias dependendo da operação e das missões a serem executadas pelas equipes e jogadores, podendo inclusive haver missões noturnas para serem cumpridas.
     Porém ao contrario do Airsoft, onde se depende da honra do jogador atingido de se eliminar do campo de operações no Paintball o jogador é eliminado quando uma bola o atinge e estoura, em qualquer lugar do corpo ou equipamento que ele usa dentro do campo. Existem juízes denominados (ranger) dentro do campo para verificar a eliminação dos jogadores. Vence o jogo a equipe que consegui cumprir seus objetivos de acordo com a missão ou eliminar a maioria dos jogadores oponentes.

     Nos últimos 10 anos a evolução do Paintball se deu de maneira exponencial existindo hoje em todo o mundo mais de 15 milhões de praticantes, nos seus mais variados modelos de jogos, sendo que a maior parte desses praticantes estão nos EUA e na Europa.
     Normalmente as pessoas optam por jogar em parques de aventura, os quais juntam num mesmo espaço todas as condições para se poder fazer jogos de paintball com toda a qualidade e segurança. Estes parques de aventura pertencem a empresas legalizadas e cumpridoras da legislação em vigor, garantindo os obrigatórios seguros de acidentes pessoais de animação turística e de responsabilidade civil. Nestes locais, normalmente são disponibilizados vários cenários diferentes para que os jogos sejam interessantes, bem como todo o equipamento necessário e também monitores com formação adequada para que possam auxiliar os jogadores em termos de segurança, arbitragem, apoio técnico e enquadramento dos jogos.
    
     Para além disso, contam com instalações de apoio como vestiários, banheiros, lanchonete  e estacionamento que contribuem para que os jogos de paintball sejam uma experiência agradável e uma oportunidade de convívio com os amigos.

     Existem duas vertentes principais no Paintball. O Paintball recreativo, virado para a diversão e o convívio, e o Paintball de Competição. O Paintball recreativo tem muito maior expressão que o Paintball de competição pois está destinado ao público em geral, não precisando de nenhuma preparação física especial nem de equipamento.

     A vertente de competição necessita de mais recursos e por isso não está acessível a todos, sendo que aí são lançados os últimos desenvolvimentos em termos de marcadores e equipamentos; os marcados comuns são eletrônicos, mais velozes e mais modernos, chegando a disparar até 40 bolas por segundo, e possuindo conexões USB para configurar com o auxílio do computador. Sempre acompanhado do marcador eletrônico está os loaders (equipamento usado para alimentar as balas à arma) que precisam acompanhar o ritmo dos marcadores, e por isso chegam a alimentar até 50 bolas por segundo, e terem modernos sensores para só girar o motor de alimentação quando for necessário, evitando a quebra das bolas ainda no loader. A outra diferença da vertente "Tático" seriam os cilindros, que armazenam ar comprimido em altísimas pressões, e por isso a necessidade da utilização de cilindros especificamente fabricados para esse fim, normalmente feitos de fibra de carbono. O Campeonato Mundial já é transmitido pela ESPN. Na América do Norte e Europa o speedball está a ser popularizado. O CSP - Circuito Sul-Americano de Paintball, nos 6 países onde é realizado, também é frequentemente transmitido por vários programas de esportes.

     Existem cinco torneios com expressão: o CSP (Circuito Sul-Americano de Paintball), PSP (Paintball Sport Promotional),o NPPL(National Paintball Players League) dos Estados Unidos, o Millennium Series da Europa Ocidental e o Centurio Circuit da Europa Oriental.

     Alguns jogadores praticam uma vertente deniminada Cenário conhecido como Real Action. Nessa modalidade, a idéia é buscar a similaridade com ações militares ou policiais apesar de não existirem regras ou objetivos bem definidos. Cada jogador deve carregar o marcador com quantidades reduzidas de bolinhas, usando-se assim potes menores do que os usados para carregar a munição nos outros modelos de jogos (como se fosse realmente uma quantidade possivel de se carregar de munição por um soldado em uma operação real). Em uma vertente, existem pontos fatais e não fatais; Cabeça, tronco e costas são locais fatais. Nos outros pontos, "ferimentos" tratados por "médicos" ou "avarias" nos marcadores tratadas pelos "armeiros". Em outra vertente bem recente em virtude da marcação falha existe o No-Shirt, em que os jogadores jogam sem camisa para maior precisão na marcação (visto o gemido e a forte vermelhidão no local do tiro). A prática era reduzida e se assimila mais a um jogo militar que o mata mata do paintball tradiconal, as regras variam para cada grupo praticante ou de acordo com a organização de um evento e os objetivos não são convencionais, atribuindo pontos por missões distintas, com isso dificulta a criação de campeonatos ou torneios esportivos.

     No Brasil o Paintball vem crescendo significativamente a modalidade que mais se desenvolveu foi também a speed, porém os jogos MilSim Real Action vem tomando cada vez mais espaço entre a comunidade de jogadores e muitos desses jogadores optam por essa modalidade, por proporcionar uma quase realidade a uma operação militar, tanto que os jogadores combatentes se paramentam como verdadeiros soldados equipados com tudo que um fuzileiros americano levaria para um teatro de operações real substituindo apenas as armas por marcadores customizados e equipados com tudo que tem direito para facilitar o acerto e visada no inimigo.


     Até agora, o domínio das marcas do meio é evidente na organização destes eventos mas de futuro, através da criação de clubes, associações e, posteriormente, de federações, pretende-se estender a modalidade a organizações e empresas exteriores ao Paintball com o objectivo de facilitar o acesso a patrocínios. Até ao momento raras são as equipes que não contribuem financeiramente em quase 80% para a sua prática.

     A segurança é o item mais visado no desporto, pois além de ter a máscara (uso obrigatório) existe também o Barrel Plug, uma espécie de rolha que se põe na extremidade do cano do marcador enquanto o jogo não se inicia. Quando você é atingido por uma bola a sensação é semelhante à de uma pedrada veloz, forte e ardente, mas depois de alguns segundos a dor passa. Quanto mais perto o tiro maior é a dor. É comum o jogador sair com algumas marcas. Nas partes mais sensíveis do corpo, como pescoço, partes posteriores do braço e virilha, o impacto é mais intenso, podendo causar hematomas. O ideal é que se utilize roupa reforçada, luvas, pescoceiras, botas (dependendo do terreno). Por isso é muito comum se ver em campeonatos os jogadores usando muitos equipamentos de proteção, todos feitos especialmente para a prática do Paintball, mas não só pelo impacto da bola, principalmente no Speed, quase o tempo todo o jogador estará se usando de movimentos mais ousados como Slides e Superman (Peixinho) e as cotoveleiras, joelheiras, Short de proteção, são bastante importantes para evitar lesões.

     Os equipamentos utilizados em campos comerciais têm como objectivo garantir a segurança dos participantes, devendo ser sujeitos a uma manutenção rigorosa para permitir a sua utilização sem perigos para os jogadores. Geralmente estão preparados para trabalhar com pressões inferiores à pressão utilizada nas armas utilizadas em campeonatos, que trabalham a 300 pés por segundo.

     O esporte traz várias benefícios aos praticantes, como auto-controle, coordenação, disciplina, entre tantos. Empresas inclusive usam o paintball para identificar em seus colaboradores, aqueles com espírito de liderança. Além disso tudo é um importante aliado de uma das maiores mazelas da atualidade: o stress.

     Uma idéia que costuma ser erroneamente pré-concebida é a de que o paintball é um esporte violento e perigoso. Este é um julgamento próprio de quem não conhece o esporte.

     Muitas pesquisas já foram realizadas no mundo sobre a taxa de acidentes nos esportes e o paintball é considerado um dos mais seguros, com uma taxa insignificante de acidentes, que não chegam nem perto de outros esportes como futebol, ciclismo, artes marciais, etc. Quanto à violência, no paintball o contato físico é contra as regras, o que já elimina muitos problemas.
    
     O único risco neste esporte é o de acidentes com a visão, porém os jogadores de paintball "sempre" utilizam máscaras de proteção próprias para Paintball que protegem os olhos, a face e as orelhas das bolinhas. O uso de máscaras adequadas e o correto entendimento e prática das regras de segurança elimina totalmente a possibilidade de que algo dê errado.

     Também é necessário que se coloque os Barrel Plugs (tipos de rolhas para serem afixadas na boca do cano) sempre que se termina o jogo e para transportar a ama pela área de circulação do campo. Ignorar estas precauções é um bom modo de ser convidado a se retirar de qualquer campo de paintball!!!






3 comentários:

  1. Estão de parabénsss!!!!

    Abçs.

    Marcelo Salim
    www.ilhapaintball.com

    ResponderExcluir
  2. Convidamos a galera da Revista Kommandos e a todos os leitores e interessados em airsoft a visitar exposição, inédita em São Paulo, de colecionadores e praticantes de airsoft e seus equipamentos cenográficos de ponta e colecionadores de action figures de ficção, cinema e militaria, na escala 12 polegadas, que vai acontecer no sábado, 11/agosto/2012, no piso superior do Shopping Vitrine Iguatemi, a Av. Brigadeiro Faria Lima no.1795/1818, das 11 às 17 horas, São Paulo, Capital.Entrada franca.

    ResponderExcluir
  3. Estou a procura de uma equipe para a prática do esporte.
    Caso conheçam ficaria muito grato em conhecer.
    Segue meus contatos
    Edgard@evolucaosistemas.com.br ou baldacini.edgard@gmail.com

    ResponderExcluir