Glossário

GLOSSÁRIO DE TERMO UTILIZADOS NO AIRSOFT

A
134ª:Tipo de Gás: O 134a é um dos tipos mais fracos de gás disponíveis para airsoft sendo que grande parte das marcas ocidentais apenas garante o correto funcionamento das suas réplicas usando este gás. Este gás é indicado para todas as GBB e NBB e muitas vezes contem lubrificantes.

AEG: (Airsoft Eletric Gun): Talvez o mais popular sistema em Airsoft. Estas incorporam um motor alimentado por uma bateria e um sistema de rodas dentadas que controlam um pistão. Consegue-se uma resposta de fogo praticamente instantânea. A cadência de tiro é simplesmente surpreendente e o alcance mais eficaz (aprox. 40 m). Uma vez pressionado o gatilho, permite-se a alimentação da bateria ao motor, mantendo o sistema de engrenagens em constante funcionamento. Desta feita, pode-se optar por tiro em rajada (automatic), semi-automático (single shot) ou, em algumas versões, curtas rajadas (burst).

AEP: (Airsoft Eletric Pistol): são as pistolas elétricas. Possuem o funcionamento misto entre as AEGs e as GBB. Tem sistema Blowback, porém este não produz o tranco que as armas a gás produzem. Quem procura realismo muitas vezes não opta por uma AEP, pois o pente (carregador) dessas armas é bastante reduzido em seu tamanho para que haja espaço para a bateria, que é instalada no ‘grip’ da arma e além disso, na maioria dos modelos um incômodo zumbido de motor elétrico é ouvido a cada disparo.

AK: (Avtomat Klashnikova ou Automatic Kalashnikov): Metralhado de origem russa. É a metralhadora mais utilizada a nível mundial.

AN/PEQ: Tipo especifico de mira laser ao uso do Exercito US. Este acessório em Softair restringe-se uma réplica do original falsa que permite a colocação de uma bateria para AEG.

AR: (Automatic Rifle): Arma que faz reload automático depois do disparo.

AT: Sigla para “All Terrain”, Tipo de MARPAT, em tons cinza e Azul destinado a ambientes mistos de deserto, montanhas e regiões urbanizadas.

AUG - Armee Universal Gewehr: Em inglês significa "Universal Army Rifle". E uma espingarda do tipo"bullpup"fabricada pela Steyr da Áustria utilizada a nível mundial por varias forças.

B
Bateria NiCd (Níquel Cádmio): é uma bateria bem econômica e ótima opções para os rifles AEG's. Ela pode ser recarregada de forma rápida e permite uma alta performance. As suas duas principais deficiências são: a sua limitada capacidade e possue memória. É recomendável que recarregue completamente a bateria de NiCd para evitar a "memória" (que é quando a bateria não irá carregar acima de um certo ponto).

Bateria NiMH (Níquel Metal Hidreto): é uma bateria que tem geralmente uma maior mAh (mili ampere horas) ou capacidade do que a bateria Ni-Cd e NÃO têm memória. Isto significa que você pode recarregá-la sempre que lhe é conveniente, em vez de ter de drenar a bateria de cada vez. Esse tipo de bateria demora a ser recarregado. Com essa bateria você terá um melhor desempenho em batalhas.

Bateria LiPo (Lítio Polímero): é uma bateria feita de um material gel-like que é muito leve. As vantagens dessa bateria são: o seu peso é menor do que uma mini bateria (NiCd/NiMH); NÃO possui memória; demora mais tempo para descarregar e possui uma mAh maior que as demais baterias, assim há uma maior taxa de descarga dela, em consequência, provocando uma maior cadência de tiros (taxa de fogo).

BB (Ball Bearing): são as bolinhas de plástico atiradas pelas armas de Airsoft. É importante compreender qual a BB é a mais adequada para a sua arma. Para as armas spring (mola), pistolas e revólveres a gás normalmente utilizasse as de 0,12 gramas, por serem bem leves. Para a maioria das armas elétricas, utiliza-se BB's de 0,20 gramas. Já para metralhadoras de alto poder de fogo que atingem mais de 400 ou até mesmo 500 FPS, é recomendado BBs mais pesadas, com 0,30 ou 0,35 gramas. Existem também BB's de 8mm embora raras devido a existirem poucas réplicas de suportem BB's deste diâmetro.

BDU (Battle Dress Uniform): uniforme militar composto por parka/dolmen ou jaqueta/calças. É uma vestimenta altamente funcional e com costuras reforçadas. O termo BDU advém dos Estados Unidos e pode ser encontrado nos mais variados padrões e cores.

Bolt Peça que permite carregar, recarregar e armar a arma.

Bolt Action Tipo de recarregamento de armas, tiro único e carregamento manual. Este sistema é frequente nas armas de precisão e longo alcance. Este sistema permite que a bala seja segura com mais firmeza dentro da arma providenciando um aumento de precisão.

Breech Câmara da BB. E aqui que a BB fica alojada ate que seja disparada.

Bullpup: tipo de construção de espingardas utilizada por exemplo da AUG ou na SA80, que consistem em ter o carregador e o sistema de disparo atrás do gatilho, isto permite que o cano seja muito maior sem que se torne demasiado grande e difícil de manejar.

Bushing: (Bucha): é um revestimento cilíndrico removível usado nas engrenagens da caixa mecânica, servem para fixar as engrenagens e permitir uma maior resistência à abrasão e a fricção.

C

CA - Classic Army: Um dos grandes no Airsoft. Localizada em Hong-Kong especializou-se em construir AEG's e acessórios para as mesmas.

Calibre: Medida do diâmetro do projétil. No airsoft por norma usa-se BB's de 6mm mas também é possível encontrar réplicas que usem 8mm;

Carbine: (Carabina): arma de tamanho mais reduzido (cano mais reduzido) e mais leve, sendo indicada para ações táticas.

Colecionador: é a pessoa física ou jurídica que coleciona armas, munições, ou viaturas blindadas, devidamente registrado e sujeito a normas baixadas pelo Exército.

Cordura: é o nome registrado para um tipo de tecido em nylon de alta resistência, impermeável e anti-rasgos. Utilizado vulgarmente em equipamento de transporte, montanhismo e calçado.

Clip: Carregador

CR: (Certificado de Registro): é o documento hábil que autoriza as pessoas físicas ou jurídicas à utilização industrial, armazenagem, comércio, exportação, importação, transporte, manutenção, recuperação e manuseio de produtos controlados pelo Exército.

Chronograph ou crony: Aparelho para medir a velocidade de saída de uma BB. Estes aparelhos funcionam através de sensores de luminosidade que me analisam as falhas na luminosidade existe, medindo o tempo de passagem entre dois pontos.

CQB: (Close Quarter Battle) (Combate em Ambiente Confinado): designa um conjunto de táticas e metodologias usadas em combate de curto alcance. Estas táticas diferem em muito das usadas em mato ou espaços abertos, baseando-se muito na rapidez e agressividade da ação.

CQO: (Close Combat Opitc) (Miras para Combate Fechado) geralmente utilizadas nas armas para CQB. Não são telescópicas e não fazem aproximação.

D
DFPC (Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados): é órgão central que regula todas as atividades das SFPCs, (Seções de Fiscalização de Produtos Controlados) sediado no Quartel General do Exército, em Brasília. É responsável, também, pelas leis a respeito dos produtos controlados.

Double-Action: Tipo de recarregamento, tiro único e recarregamento manual integrado Para recarregar basta apenas puxar o gatilho, fazendo com que ao se puxar o gatilho a BB seja colocada em posição de disparo.

DPM: Disruptive Pattern Material: DPM - o nome oficial dado ao padrão de camuflagem usado pelo exercito inglês. O seu objetivo é quebrar as formas do corpo humano.

Drum Mag: é um tipo de carregador de tambor com elevada capacidade de BB´s. Geralmente pode suportar mais de 1000 munições e pode se apresentar com sistema de alimentação elétrica.

E

EBB Electric Blow-Back: É um tipo de replica de airsoft com mecanismo de recarga "blow-back" que como o nome indica e alimentado eletricamente por 4 pilhas 1.5v AA. Este sistema não é tão realístico como o sistema GBB


F

FAIR PLAY: (Espírito Esportivo). No Airsoft o que é mais exigido dos competidores é o espírito esportivo de cada jogador, principalmente durante as competições.

Fire Selector Switch: Seletor de Tiro: Selector que permite alternar entre modos de tiro, tipicamente os modos são: Safe, Semi-Auto, Auto e Burst

Firing Handle: Ferrolho: Peça que permite carregar, recarregar e armar a arma.

FN: Fabrique Nationale ou FN Herstal: Fabricante de armas reais belga. Arma como Browning Hi-Power e FN P-90 são da sua responsabilidade.

FPS: (Feet Per Second): (pés por segundo) corresponde a medida usada para medir a velocidade de saída da BB. Esta medida juntamente com o peso da BB permite determinar a força da BB em joules. Para se ter uma idéia superficial da força da BB, basta saber que 1FPS é igual a 30cm/s

FULL FACE MASK: (Máscara de Rosto Inteiro) são usadas para a proteção do rosto do jogador, existem em vários modelos, tamanhos e formas.

G

Gás Green (Gás Verde): muitas vezes referido como gás Blow-back, é uma combinação de gás propano com óleo de silicone (este ajuda a lubrificar a arma, o que é importante). É o gás mais utilizado pelas pessoas que têm pistola a gás, por causa de sua potência, custo e por manter lubrificada a arma. Ele vem na forma líquida e uma vez liberado na atmosfera, ele se transforma em gás.

Gás CO2 (Dióxido de Carbono): é um gás comprimido normalmente utilizado em pistolas e revolveres a gás. Algumas armas (pistolas) requerem a utilização de pequenas latas descartáveis de gás CO2, geralmente pesando 12 g. Esse gás é usado em armas com o sistema blowback (recuo) e não blowback (sem recuo) e é considerado muito seguro e estável.

GBB (Gás Blow-back): é uma denominação para armas a gás (geralmente pistolas) que possuem o sistema BlowBack. Blowback é o sistema das armas de ação dupla (semi-automáticas), a cada tiro o trilho da arma recua com a expansão do gás já a deixando pronta, para o próximo tiro. Essas armas produzem um ‘tranco’ característico que proporciona uma ótima sensação de tiro.

GearBox: significa caixa de engrenagens de uma arma, é o componente responsável pelo disparo de uma AEG. Uma caixa fechada é composta por motor elétrico, engrenagens, cilindro e pistão de ar. Ao decidir sobre uma arma elétrica, provavelmente o componente mais importante será essa caixa, pois é o item que mais sofre desgaste. Por esta razão muitos jogadores de Airsoft escolhem uma AEG com caixa de engrenagens toda feita em metal.

Ghille / Ghille Suit:Camuflagem usada pelo sniper, que permite um camuflado bastante eficaz. Esta é feita para se assemelhar ao máximo com a vegetação existem no local de ação. Para uma eficácia máxima o Ghille tem que ser customizado para cada operação.

Gore-Tex: Tecido de tipo membrana, que confere impermeabilidade e respiração. A sua aplicação em vestuário garante o efeito corta-vento.

Guns: as armas de airsoft são réplicas de escala 1:1 de armas reais, que atiram bolinhas de 6mm, redondas e de plástico, que são impelidos para fora das armas por ar comprimido. Na maioria dos casos, essas armas imitam a aparência e a funcionalidade do seu homólogo real de metal. Por isso, as armas de Airsoft possuem peso e funções semelhantes aos da arma real.

GT (Guia de Tráfego): é o documento que autoriza o tráfego de produtos controlados. Tráfego é o conjunto de atos relacionados com o transporte de produtos controlados e compreendem as fases de embarque, trânsito, desembaraço, desembarque e entrega.


H

Hi-Cap: significa "High Capacity", é um tipo de carregador com a capacidade entre 150 a 600 BB´s. A alimentação é feita por sistema de corda. É caracterizado por ter grande capacidade de munição, mas tem como defeito o fato de fazer barulho quando balançado.

H&K - Heckler & Koch: Marca alemã de armas reais responsáveis pelo fabrico das não menos conhecidas, G3, MP5 e G36 entre muitas outras. Esta marca e considerada por muito como a melhor.

Hop-Up: (HOP) é um sistema desenvolvido no Japão que consiste em uma pequena borracha no interior do sistema da arma que provoca uma rotação na BB durante o disparo. Dessa forma, a BB sofre menos ação da resistência do ar, atingindo uma melhor precisão e alcance. Quando um bb é disparada passa pelo hop-up ganhando rotação "back-spin", isto faz com que a bb percorra mais distância.

I

ICS: I Chih Shivan Enterprise Co. Fabricante de Replicas para airsoft e respectivos acessórios.

IMI: Israel Military Industries: Fabricante de armas reais, responsáveis pela produção de por exemplo da Uzi e da Galil
.
J

Joule: unidade de medida de energia. É usada para medir a força cinética da BBs.

K

Kurz: Palavra alemã para “curta”. A H&K usa essa designação para versões mais curtas das armas originais, por exemplo, MP5K.

KSC / KWA: Fabricantes de replicas de airsoft. Segundo muito dizem elas são a mesma empresa, apenas usando nomes diferentes conforme para aonde estão a vender.

KWC: Kine Well Company, Ltd: Fabricantes de replicas de airsoft.

L

Loader: é o acessório usado para carregar, Low-caps, Mid-caps ou Real-caps. Pode apresentar-se sob a forma de vara ou versão compacta com reservatório. Também existe loader elétrico que facilita em muito o carregamento de múltiplos carregadores.

Lock and Loade: Travar e Carregar geralmente são um comando dado por um árbitro ou responsável pela sua equipe antes do início de uma partida.

Low-cap: significa "Low Capacity", é um tipo de carregador com a capacidade entre 50 a 70 BB´s. A alimentação é feita por mola. Tem como principal vantagem não fazer barulho quando balançado e de não precisar dar corda para introduzir as BB's. Tem como desvantagem a sua pequena capacidade.

M

Magazine: Carregador de uma arma

MARPAT: (Marines Disruptive Pattern): Padrão de camuflagem digital Isto é, micro-padrões de cores ao invés dos grandes padrões, usado pelos USMAC dos Marines Americanos este padrão consiste em pequeno número de pixels (retangulares). Em teoria, é uma camuflagem muito mais eficiente que os outros padrões, pois imita as texturas e os limites ásperos encontrados em ajustes naturais. Isto é causado por como os olhos humanos interagem com imagens "mescladas". Ajuda a confundir o oponente quanto ao volume e tamanho e possuem vários tipos de MARPAT, os mais utilizados são: woodland, Desert e AllTerrain.

Mechbox: é a caixa mecânica de uma arma. Há diferentes versões de mechbox uma vez que existem diferentes tipos de armas de pressão para Airsoft. Versão 1 é usada apenas pela FAMAS; Versão 2 é a mais comum e usada no M16, G3 e no MP5; Versão 3 é usada na AK47, MP5K & MP5K PDW e Sig SG55x; Versão 4 é usada apenas na PSG-1 e só é semi-automática e Versão 5 é usada na UZI e tem sistema de coice/recuo.

Mid-cap: significa "Medium Capacity", é um tipo de carregador com a capacidade média entre 100 a 150 BB´s. A alimentação é feita por mola. Tem como principal vantagem não fazer barulho quando balançado e de não precisar dar corda para introduzir as BB's. Supera o Low-Cap na capacidade, mas neste aspecto é inferior ao Hi-Cap.

MilSim: Significa que os jogados tentam usar as técnicas básicas e estilo das unidades militares e o jogo é sempre estratégico e tático. Exemplos de jogos como: Defesa de Base, Ataque a Base, Encontrar e Destruir, resgate de reféns ou outros tipos similares de jogos. É o estilo que mais cresce, sendo praticando pela grande maioria dos adeptos deste esporte.

Motor: é um dos principais fatores que afetam a cadência de tiros (ROF), existem três tipos de motor produzidos pela Tokyo Marui (TM). O EG560, o EG700 e o EG1000. O EG560 é o mais velho e está em fase de desuso. A grande diferença nos motores é quão potente ele consegue comprimir a mola. O EG1000 é o mais poderoso na linha da TM e têm a capacidade de comprimir a mola mais rápida, fornecendo um maior ROF. A única razão para se optar pelo motor EG1000 é se você pretende fazer algum upgrade grande o bastante de forma que o motor EG700 não consiga fornecer potência suficiente.

Muzzle: O muzzle não é mais que a ponta do cano. Nas armas reais esta ponta é coberta pelo quebra-chamas.


N
NBB - Non Blow-Back: Mecanismo presente em algumas pistolas de airsoft. A BB é impelida para fora através de gás armazenado no interior da réplica. Diferencia-se da GBB pela inexistência do movimento da corrediça, tornando-a bastante mais precisa e econômica, pois gasta bastante menos gás.

Neoprene: Composto elástico tipo borracha esponjosa, utilizado em proteções e isolamento dos mais variados tipos.

O
OD: Sigla para “Olive Drab” Matiz de verde oficial do exército Norte-Americano. Pouco eficiente como camuflagem mas altamente versátil.

OTA: One Touch Silencer: Silenciador sem fixação por rosca. Fácil e rápido de colocar ou remover.

P

Pistão e Cabeça do Pistão: A cabeça do pistão localiza-se na parte da frente do pistão e está dentro da caixa de velocidades. A cabeça auxilia na melhora do desempenho da arma, pois permite um melhor fluxo de ar e uma compressão mais eficiente, bem como auxilia na descompressão da câmara do cilindro. O pistão fica entre a cabeça do pistão e a mola, ele está ligado as engrenagens da caixa mecânica, estas por sua vez impulsionam o pistão para frente e para trás.

PDW: “Personal Defence Weapon” Armas especialmente feita para defesa pessoal em ambiente CQB, tendo exemplo disso a versão MP5-PDW.

Q

QD Mount: Quick Detach Mount. Apoio /grampo fácil de desmontar.

R

RAIL: Peça de metal que permite a incorporação de acessórios nas réplicas, tais como miras telescópicas, red dots, pegas, lasers, etc.

R22: Tipo de gás também conhecido por “green gás” ou “winter gás”. Este é o gás indicado para o Inverno ou baixas temperaturas. Tem como características a sua potência podendo mesmo partir partes internas de réplicas.

RAS (Rail Adaptador System): é a versão recente do sistema de trilhos e usa o mesmo layout básico do sistema RIS. Esse novo sistema adapta o acessório a parte superior do guarda-mão por meio de um clipe, o que possibilita um ajuste
 mais apertado do acessório.

Real-cap: significa "Real Capacity", é um tipo de carregador com a capacidade do equivalente real (entre 20 a 30 munições). A alimentação é feita por mola. Ideal para atividades do gênero Milsim (Simulação Militar).

Red/Green Dot: mira holográfica que projeta uma retícula iluminada de ponto vermelho ou verde. Tem como vantagem beneficiar o tiro instintivo, pois garante ao atirador a potencialidade de disparar com os dois olhos abertos.

RIS: (Rail Interface System): é a versão antiga do sistema que utiliza trilhos para a instalação de acessórios em torno do guarda-mão (cano) e é numerada em TLRB (topo-esquerda-direita-baixo), em números ímpares 1.-13. A grande vantagem do sistema RIS é que ele é capaz de acomodar uma ampla variedade de acessórios ao guarda-mão.

Rip-stop: Rip-stop nylon. Tecido de nylon de extrema leveza, fresco e altamente resistente, devido a suas costuras suplementares. A sua morfologia em quadricula previne com mais eficácia possíveis rasgos. Usado em pára-quedas, balões de ar quente e em variados artigos militares.

ROF: (Rate of Fire): é a cadência de tiro (taxa de fogo) de cada arma. Essa taxa é medida pela contagem do número de disparos que podem ser feitos em 1 (um) minuto, no modo totalmente automático. Uma réplica normal de fábrica tem um ROF de aproximadamente
700rpm.

RPM: “Rounds Per Minute” ou rotações por minuto, no caso de armas de airsoft, tiros por minuto.

S

Safe Zone: Zona Segura, Local do campo de jogo onde não existem disparos de forma alguma e para onde os jogadores eliminados se deslocam ou para fazer respawn, ou para esperarem pelo final do jogo. Jogadores dentro da Zona Segura não podem fazer disparos nem podem disparar sobre eles.

SAS (Special Air Service): é a tropa especial inglesa.

SD: Schall Daempfer: Sigla alemã para “Sound Suppressor” supressor de som. Designação usada largamente pela marca H&K que fez varias variantes da MP5 conhecidos por MP5-SD.

SEAL: Sea, Air and Land: Sigla usada para o programa de operações especiais dos EUA, tendo varias equipes especializadas em vários terrenos, mata, deserto, aquático, montanhas…. etc.

SFPC: (Setor de Fiscalização de Produtos Controlados): são postos do Exercito Brasileiro responsáveis pelo controle regional dos produtos controlados pelo exército como armas, munições, explosivos, produtos químicos e, também, do Airsoft. Em tese, toda grande cidade tem o seu escritório do SFPC.

Sig: Schweitzerische Industrie Gesellschaft: Palavra alemã para “Swiss Industrial Corporation”. Fabricante de armas reais.

Skirmish: É o estilo de jogo semelhante ao do Paintball. Onde duas equipes lutam em um campo, por uma bandeira ou pela eliminação do adversário, sem preocupações com realismo.

Sling: Bandoleira para carregar sua arma e evitar que caia durante a competição.

SMG: “Sub Machine Gun”: Tipo de arma. São armas mais pequenas que embora tenho um poder de fogo menor tem mais cadência de tiro. São indicadas para CQB.

SOCom: (Special Operations Commando): denominação geralmente atribuída a artigos desenvolvidos especificamente para operações especiais.

SOPMod: (Special Operations Peculiar Modification): é uma modificação numa arma, que permite ao soldado modificar a sua carabina instantaneamente de modo a desempenhar o papel desejado na missão. Esse sistema é utilizado nos EUA por soldados das operações especiais. É muito usada em armas de grosso calibre e alto desempenho como, por exemplo, a M4A1 SOPMOD com vários acessórios em série.

SPAS: Special Purpose Automatic Shotgun: Designação dada a um tipo de espingardas. Caracterizadas por serem automáticas, são usadas a nível militar e policial em todo o mundo.

Spetznaz: Russian Special Forces: Força de elite russa. Designação usada também numa variante da famosa AK47, mais curto que a original.

Springer: são armas de mola, funcionam por repetição, ou seja, devem ser armadas manualmente a cada disparo. Têm a vantagem de serem econômicas por não necessitarem de gás para seu funcionamento. São normalmente pistolas, rifles sniper e escopetas.

Steyr: Steyr Mannlicher - Fabricante Austríaco de armas reais. São responsáveis por armas como a AUG.

Stock: Parte traseira da arma também chamada de culatra.

Sympatex: equivalente ao Gore-Tex.

T

TM: Tokyo Marui Fabricante de replicas de airsoft. E o maior fabricante de AEG disponíveis.

TMP:  Tactical Machine Pistol é uma pistola para uso tático de mão,usada nas competições de CQB.

Top Gás: Gás de elevada potência, tolerado apenas por algumas marcas de pistolas. Demasiado potente para certos modelos/fabricantes.

TRACER: (Traçante): Tipo de BB florescente que brilha no escuro. Este tipo de BBs deixa um rasto depois de disparado, algo semelhantes ás tracejantes usadas na realidade. Para ativar a fluorescência da BB e usado uma unidade de tracer no fim do cano que contem dentro uma fonte de luz forte, ao passar pela unidade a BBs fica florescente durante todo o trajeto desde o muzzle ate ao alvo. É simplesmente espetacular o efeito nos jogos.

U

UHC: Unicorn Hobby Company: Fabricante de réplicas de airsoft localizado em Hong-Kong. Fabricam réplicas de baixa gama, geralmente utilizadas para os praticantes novatos no Airsoft.

W

WA: Western Arms: Fabricante de replicas de pistolas de grande qualidade. Fabricam as melhores GBB disponíveis no mercado.

Woodland: Vulgarmente representa a designação do padrão camuflado americano de quatro cores, para uso em florestas e áreas urbanas.

FABRICANTES

Vale ressaltar, que existem empresas que fabricam suas armas toda em metal, outras com o corpo em metal e partes em plástico ABS, e por fim, outras somente em plástico ABS. Assim sendo, veja qual o material que quer adquirir e aproveite bem!

CYMA: é uma fabricante da China, no passado foi amplamente conhecida na fabricação de armas elétricas a baixos preços para os praticantes iniciantes de airsoft. Nos últimos anos, a empresa tem se centrado na produção de "clones" de modelos de armas de fabricantes como Tokyo Marui e Classic Army. As suas novas armas elétricas (AEG's) ganharam muito respeito de jogadores sérios de airsoft e seus rifles de Airsoft são considerados de excelente nível a médio, especialmente quando se consideram os seus preços acessíveis.

CYBERGUN: é uma fabricante Européia, que se especializou em licenciar oficialmente as marcas de réplicas de armas de Airsoft. Isso permite que fabrique réplicas 
altamente detalhadas de modelos famosos da Colt, Smith & Wesson, Thompson, Desert Eagle, Uzi, Kalashnikov, FAMAS, e muitas outras. Embora não produza as suas próprias armas, ela trabalha em estreita colaboração com os fabricantes, como a respeitada Jing Gong, CYMA, KWC, e outros para produzir detalhadas réplicas de armas com qualidade.

CLASSIC ARMY (CA): é uma fabricante de Hong Kong, é uma das líderes mundiais em fabricação de armas de Airsoft. Desde 2000, a Clássicos do Exército tem se especializado na fabricação de rifles (AEG's) com corpo em metal. Seus fuzis são extremamente realistas, inclusive são réplicas de armas verdadeiras feitas por empresas populares e também são altamente compatíveis com o mercado pós-venda de upgrades e acessórios. Os seus rifles se caracterizam por possuírem seus 
corpos em metalengrenagens em metalengrenagens de precisão barris e alta performance dos seus motores elétricos. Por essas razões e por outras são inúmeros os jogadores que escolhem comprar as suas armas.

ECHO 1: é uma fabricante dos E.U.A, cujo foco é a 
qualidade de suas armas de Airsoft, bem como oferecer produtos a preços razoáveis. Embora não realmente fabrique armas, ela trabalha muito de perto com as fábricas na concepção dos seus produtos. Isto permite que tome medidas adicionais para garantir que um produto de qualidade é fornecido ao cliente. Trabalhando principalmente com a respeitada fabricante Jing Gong, a Echo 1 prevê re-branded e versões atualizadas dos populares rifles de Airsoft. Como resultado, é uma das mais populares marcas de rifles de Airsoft entre novatos e experientes jogadores de Airsoft.

G&G: é uma fabricante de Taiwan, suas réplicas são feitas de 
qualidade extremamente elevada e de materiais resistentes. São completamente pesados e vem com uma sensação surpreendente para o realismo. As réplicas podem cair ao chão e resistirem bastante aos impactos. São razoavelmente precisas e tem uma taxa do fogo (ROF) enorme, devido as engrenagens de fábrica. As primeiras versões eram de baixa qualidade, mas agora com as novas versões isso mudou. Possuem boa qualidade e que tem adquirido recentemente bastantes admiradores.

ICS: é uma fabricante de Taiwan, é um dos mais respeitados fabricantes de arma de Airsoft no negócio. A sua reputação de 
qualidade e confiabilidade é construída mediante anos de experiência. Ela fabrica armas de Airsoft desde 1983, dando-lhe 25 anos de experiência na concepção e fabrico dessas armas. As armas de Airsoft da ICS possuem alta qualidade das suas partes internas, tais como engrenagens em metalengrenagens de aço e buchas de aço silício dando-lhes notável durabilidade.

JING GONG (JG): é uma fabricante da China, também conhecido como Golden Bow tem construído uma reputação de 
alta qualidade na fabricação de armas elétricas (AEG's) por preços baixos. As suas armas de Airsoft normalmente incluem funcionalidades importantes, tais como corpos em metalengrenagens em metal e estão perto de outros exemplares populares, mais caros como da Tokyo Marui. As armas elétricas (AGE's) feitas pela Jing Gong são uma excelente escolha para jogadores de Airsoft com um razoável orçamento e que desejam uma qualidade elevada.

KWA: é uma fabricante de Taiwan, mais conhecida por sua linha de pistolas a gás blowback e recentemente por sua nova linha de armas elétricas (AEG's). Muitas das suas pistolas a gás são oferecidas com 
corpo em metal e são altamente respeitados por sua confiabilidade. Desde 2007, tem oferecido uma pequena, mas altamente avançada linha de AEG's que ganharam muito respeito da comunidade de Airsoft. Os seus fuzis elétricos oferecem upgrades padrão, tais como engrenagens metálicas reforçadas e são um dos poucos que vêm com "LiPo bateria pronto". A KWA oferece tudo isto, mantendo uma pequena faixa de preço o que torna a suas armas cada vez mais populares.

KWC: é uma fabricante de Taiwan de pistolas de Airsoft e outros brinquedos. Ela fabrica uma linha de gás e poderosas armas de Airsoft spring (mola) e talvez seja melhor conhecida pela sua poderosa arma Mini Uzi (Co2). Os seus produtos são feitos com 
boa qualidade, mantendo os preços baixos. Isto torna a KWC uma escolha popular para jogadores iniciante de airsoft com orçamentos limitados.

SRC: é uma fabricante de Taiwan, que produz uma linha completa de pistolas elétricas. Eles carregam um vasto leque de armas fabricadas com corpo em metal, além de plástico ABS. Suas armas vêm muitas vezes com um elevado padrão final de upgrades, com um 
alto torque do motoresengrenagens e buchas de açoengrenagens metálicas reforçadas, bem como atualização de pistões e molas. A SRC é capaz de fazer isso, mantendo as suas armas a um preço acessível e é por isso que eles têm um interesse rapidamente crescente de jogadores de Airsoft.

TOKYO MARUI: é uma fabricante do Japão, é talvez a marca mais reconhecida no mundo do Airsoft. É conhecida por sua linha de 
alta qualidade de armas elétricas (AEG's), e das pistolas a gás e elétricas. Como um dos primeiros fabricantes de Airsoft tem alguns dos primeiros desenhos de arma de Airsoft, mais notavelmente das AEG's. Suas armas são muito populares entre os jogadores de Airsoft por várias razões. Talvez duas das maiores razões incluem seu surpreendente olhar ao detalhes e é altamente preciso o seu fogo. No japão existem leis que proíbem a produção das armas de AEG's com corpo em metal, mas mesmo assim são muito duráveis, graças ao uso de plástico ABS e metal duro reforçando as peças quando necessário.


AGM (Airsoft Guns Manufacture) - China
A&k - China
Ares
Army - China
BE (Both Elephant) - China
Bell - China
D-Boys - China
DE (Double Eagle) - China
Deep Fire - Hong Kong
Galaxy - China
G&G (Guay Guay) - Taiwan
G&P - Hong Kong
HFC (Ho Feng Corp) - Taiwan
JLS - China
KA (King Arms)
KJW (Kuan Ju Works) - Taiwan
Marushin - Japan
STAR - Taiwan
SYSTEMA - Japan
Top Tech - Taiwan
UHC (Unicorni Hobby Corp) - Taiwan
WA (Western Arms)
WE
WELL - China
VFC (Vega Force Company) - Taiwan